sábado, 4 de abril de 2009

CHOCK - PÁSCOA


Ovo de galinha pintado.
Ovo de chocolate.
Coelho da páscoa de chocolate.
Cruz de chocolate.
Mesa da ceia com Jesus no centro e os doze de chocolate.
Flor de girassol de chocolate.
Pão e vinho de chocolate.
Jesus crucificado de chocolate.
Jesus ressuscitado de chocolate.

Não estou entendendo nada.


Mas, deixemos de embaraço. Sigamos o cardápio.

Vela com laço vermelho de páscoa.
Sino com fitinha em par.
Ei, isso não é comestível, não.
Ah, não é não?
Perdão. É que desta páscoa que está aí não entendo mesmo.


Bem, deixemos de discutir. Sigamos o menu.

Vinho à vontade. É o sangue de Cristo.
O sangue de Cristo não foi derramado para a paz?
Porque o vinho não?
Mas, perdão de novo por minha ignorância.
Acho que me cérebro atrofiou.


Deixemos de tanta desculpa. Vamos falar do que se degusta.

Peixe à vontade. Como? Se tudo é tão caro?
Ah, à vontade de quem vende, entendi...
Carne só depois.
É que antes da quaresma já teve o banquete da carne.
Lembram? Foi no carnaval.

Olá, pessoal. Ajudem um pobre ignorante, por favor.
Pelo pouco que sei a páscoa era comemorada com um cordeiro?
Alguém pode me refrescar a memória?
Por isso que se chama cordeiro pascal, não é?

Bom, deixemos de indagação. Sigamos a tradição.


Páscoa é tempo de se comemorar o que mesmo de Cristo?
A ressurreição? É? Como?
Eu vejo coelho, ovo, vela. Onde está o Cristo ressuscitado?

Só uma perguntinha mais. Pode? Eu sei que eu já estou enchendo.
Prometo. É só mais uma pergunta, Está bem?

A páscoa não é a história da libertação?
Mas eu vejo um monte de gente dominada:
Da embriaguez do vinho.
Da embriaguez do chocolate.
Da ditadura do comércio.
Da (in)crível tradição?


Mania feia essa de mudar tudo e depois dizer que é a mesma coisa.
Isso não dá pra agüentar, não!

Digo “não” à tradição!




Autoria: Luiz Flor dos Santos, pastor na cidade de São Gonçalo do Amarante, Ceará na Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...