quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Difinições para a Poesia


"Untitled" Print


888888888Jackson Pollock, Sem título


“Suprema forma de beleza.”
Mallarmé

“É o pensamento musical”.
Carlyle

“É a ficção retórica posta em música”.
Dante Alighieri

“Criação rítmica da beleza”.
Edgar Allan Poe

“Emoção recolhida tranqüilamente”.
Wordsworth

“O fim da poesia é o belo”.
Álvares de Azevedo

“Poesia é comunicação efetuada por palavras apenas, de um conteúdo psíquico (afetivo-sensorial-conceitual), aceito pelo espírito como um todo, uma síntese”.
Carlos Bousoño

“Poesia é o gênero literário que tem por fim representar o belo por meio da palavra rítmica”.
Augusto Magne

“A poesia revela este mundo: cria outro. A poesia é uma leitura do mundo real e uma criação de um outro mundo, cuja descoberta ocorre na interação texto/leitor/ contexto”. A poesia também é coisa mas é muito pouca coisa: está feita de palavras, uma lufada de ar que não ocupa lugar no espaço. Ao contrário do quadro, o poema não mostra imagens, nem figuras: é um conjuro verbal que provoca no leitor, ou no ouvinte, um fornecedor de imagens mentais. A poesia se ouve com os ouvidos mas se vê com o entendimento. Suas imagens são criaturas anfíbias: são idéias e são formas, são sons e são silêncio. A poesia é fome de realidade.
Octavio Paz

”Aprendi com meu filho de dez anos/ Que a poesia é a descoberta/ Das coisas que nunca vi”.
Oswald de Andrade

“Poesia não é literatura. É arte, mais para o lado da música e das artes plásticas.”
Paulo Leminski

“A poesia se inicia quando se começa a ver o mundo”.
Vicente Gerbasi

“É a memória mágica do país. É nossa poesia e nosso patrimônio perdurável”.
Luis Garcia Morales

“poesia e poema não são a mesma coisa, embora o poema se faça de poesia, do mesmo modo que uma sinfonia se faz de música. A poesia é um tipo de linguagem, o mais poderoso, agradável e permanente tipo de linguagem. Um poema é uma coisa que não atinge propriamente sua finalidade senão quando se completa. Suas partes dependem uma das outras para o seu total efeito”.
L.S. Harris

“A poesia enuncia um outro olhar sobre o real, na medida em que não se apresenta nem como o olhar quotidiano, nem como o olhar científico. Para o poeta o olhar poiético é atual porque está vivo e na órbita da vida tem o seu contexto, o seu itinenário, a sua destinação. Não é um olhar fixo, daqueles que à força de fitarem já nem memso chegam a ver o que está dado imediatamente. É um olhar que inventa, que projeta que rasga o invólucro do ser e manifesta possibilidades que ele encerra e invoca, possibilidades que precisam de nosso concurso para virem a ser. Na sua atualidade, o olhar poiético é um olhar comunicante e solidário que desperta e chama o interlocutor à grande aventura do viver.
José Barata-Moura

“A arte é impasse e indagação. O impasse é fonte de criação. A morte da arte está na fórmula. O que define a falsa arte é a facilidade e o conformismo. Não sou viciado em poesia, não tomo entorpecentes.”
Ferreira Gullar

“É dever do poeta desenvolver em si mesmo o sentido do ritmo. E não decorar métricas alheias”.
Maiacóvski

“A poesia é antes de tudo um modo de lutar contra a linguagem. A linguagem trinca a realidade, que é aquilo que substitui a representação mental. Pode-se fazer poesia por causa do sentido das palavras e entrar numa outra ordem de conceitos. A poesia não significa, ela mostra. (...) A poesia desperta questões de nossa existência”.
Yves Bonnefoy

“Poesia é a arte de excitar a alma”.
Novalis

“Toda verdadeira poesia é uma visão de mundo”.
Thomas Stearns Eliot (T. S. Eliot)

“Poesia são as melhores palavras em sua melhor ordem”.
Samuel Taylor Coleridge

“Poesia é voar fora da asa”.
Manoel de Barros

“Poesia é verdade”.
Goethe

“A poesia, por ser a mais livre das liberdades, é por essência um contrapoder. A poesia é um pacto com a inquietação”.
José Jorge Letria

“Poesia é um caudal que jorra da tal língua materna universal, no qual entra a que vai sendo feita. Por isso, se ela tiver qualidade para tanto, é simultaneamente influenciada e influenciante”.
Natália Correia

“A existência da poesia é essencialmente discutível. Daí retirar-se-ão tentações vizinhas ao orgulho. Sobre este ponto se assemelha mesmo a Deus. A atitude para com ela pode ser a de um surdo, e um cego para com Ele. As conseqüências são insensíveis. Mas o que todos tentam negar, e nós confirmamos a sua existência, converte-se no centro e no símbolo poderoso da nossa razão de ser”.
Paul Valéry

“Toda as literaturas começaram pela poesia. O homem começou cantando seus mitos, celebrando seus heróis, seus guerreiros, embora depois descobrisse outros temas. A poesia era uma paixão, agora, infelizmente está desterrada pela política e pela economia. Essa paixão perdida é uma forma de felicidade, talvez a melhor. É uma coisa tão íntima que não se pode definir porque é um fato complexo. É uma modesta magia verbal; escrever um poema é uma pequena operação mágica, com a imaginação e a inteligência do leitor e também do autor. É tão insegura a poesia, por isso não convém defini-la. A poesia não se escolhe e não é uma profissão. Poesia é a arte de causar emoções através do manejo das palavras. Um verso é uma coisa dita com certa cadência e não há leis para a poesia. É uma arte não menos misteriosa do que a música, talvez seja mais misteriosa.”
Borges

“Só a poesia é linguagem em sua expressividade natural”.
Eudoro de Souza

“A noção de ‘literatura’ é historicamente demarcada, de pertinência limitada no espaço e no tempo: ela se refere à civilização européia, entre os séculos XVII ou XVIII e hoje. Eu a distingo claramente da idéia de poesia, que é para mim a de uma arte da linguagem humana, independente de seus modos de concretização e fundamentada nas estruturas antropológicas mais profundas”.
Paul Zumthor

"Etimologicamente, poesia, do grego “poíesis” significa ato de fazer algo, implica a idéia de ação, de criação. A poesia é a linguagem de conteúdo lírico ou emotivo, escrita em verso (o que geralmente ocorre) ou em prosa".
Hênio Tavares

"a poesia é segurar dentro da água um peixe por cinco segundos".
Rodrigo Madeira

“Forma de criação literária em que se busca uma linguagem auto-referencial, mais condensada do que a da prosa, sujeita a mais nuances de interpretação, e na qual o ritmo, as repetições e os aspectos sensoriais e visuais do texto têm maior importância”.
Braulio Tavares

"(...) quem toma (a poesia) externamente e, obedecendo livremente à impressão de seu ouvido ou de sua vista, classifica de poesia as formas de falar de aparência simétrica, e de prosa as de aparência assimétrica, não anda muito desencaminhado. Eu não saberia recomendar hoje em dia um procedimento mais conveniente que este, empregado há milênios."
Karl Vossler

"A poesia é a arte de comunicar a emoção humana pelo verbo musical".
René Waltz

"A poesia é a expressão natural dos mais violentos modos de emoção pessoal".
J. Middleton Murry

A poesia é o "extravasar espontâneo de poderosos sentimentos".
William Wordsworth

"O texto poético é, pois, aquele em que a função poética se sobrepõe às demais e delas se destaca, sem eliminá-las."
Mário Laranjeira

“A poesia é a música do sentimento; o canto, a música da palavra.”
Montegazza

“A poesia precisa ter quem a entenda e quem a faça; nem sempre os que a entendem a fazem, nem os que a fazem a entendem.”
Júlio Diniz

“A poesia é a pintura dos ouvidos, como a pintura é a poesia dos olhos.”
Lope de Vega

“A poesia é mais profunda e mais filosófica que a história.”
Aristóteles

“A poesia é uma comunicação por intermédio da beleza.”
R. Zorrilla

“A poesia é função de certas almas e não atributo de certas paisagens.”
Alcântara Machado

“A poesia não tem presente: ou é esperança ou saudade.”
Camilo Castelo Branco

“Acho que poesia é emoção.”
Carlos Drummond de Andrade

“A poesia não se entrega a quem a define.”
Mário Quintana

“A poesia acontece quando uma ansiedade encontra uma técnica”.
Lawrence Durrel

“1) poesia é a sistematização de códigos verbais por meio da qual a linguagem escrita (no caso o poema) é transformada em objeto estético para usufruto do leitor hedônico; 2) fazer poesia é ver as coisas como as coisas não são; 3) fazer um poema é estar em conflito com os dedos da mão.”
Francisco Carvalho

“Poesia, segundo o modo de falar comum, quer dizer duas coisas. A arte, que a ensina, e a obra feita com a arte; a arte é a poesia, a obra poema, o poeta o artífice.”
Manuel Pires de Almeida

"A poesia é uma arma carregada de futuro."
Gabriel Celaya


Fontes:
"Poesia e Tradução -- O papel e a importância da métrica regular na poesia; a tradução da poesia metrificada" (palestra) - André Carlos Salzano Masini;
Sabedoria – Breve Manual do Usuário (org. Sammis Reachers);
Coquetel Literário (org. Dário Derenzi);
Wikipédia;

E diversos blogs e sites.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...