segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

PARÁBOLA DA VIDEIRA


"Permaneçam em mim, que eu permaneço em vós. Um ramo não pode dar fruto por si só, se não estiver unido à videira. Por isso, não podem dar fruto se não estiverem unidos a mim. Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que estiver unido comigo dá muito fruto porque sem mim nada podem fazer."
Evangelho de João 15,4-5 (versão A Bíblia para todos, p. 2134)

Permaneço em ti
ramo de outro ramo maior
como pequena gota
num imenso mar

se me soltasse
se ao vento me desse
e da latada
me desamparasse
asas não me susteriam
na queda
e o húmus seria
a minha sepultura

Estou em ti
exígua ramificação
da majestade do teu tronco
sem ela o que seria?
um galho seco amputado
de uma árvore de morte

Vivo de ti e em ti
e a minha polpa traz
as marcas da violência
selectivamente aplicada
da tesoura de podar
aí, embora tímido,
revela-se hoje
um renovo volante
na parreira
a promessa túmida
de um cacho

31/01/10

Publicado ineditamente em Papéis na gaveta

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...